Project Description
MACACO ARANHA DE TESTA BRANCA (WHITE-CHEEKED SPIDER MONKEY-ING.)
Ateles marginatus
Família: Atelidae Gênero: Ateles Espécie: Ateles marginatus (É.Geoffroy,1809) Biologia:
Os macacos-aranhas estão entre os maiores primatas das Américas. Reproduzem-se vagarosamente, dificultando a manutenção da população. Vivem em florestas altas, chuvosas, inundáveis ou terra firme. Possuem vários tipos de vocalizações com as quais mantém o grupo em contato.
Alimentação:
Basicamente se alimentam de frutos, ocasionalmente se alimentam também de brotos, folhas, casca de árvore, flores, néctar e térmitas.
Descrição:
Totalmente negro, exceto por um triângulo branco na fronte e listas nos lados da face.
Reprodução:
Fêmeas atingem a maturidade sexual entre 48 e 60 meses. Não há dados referentes à maturidade sexual de machos. A gestação dura de 210 a 232 dias, com nascimento de apenas um filhote com cerca de 350 g.
Distribuição geográfica:
Endêmico do Brasil, presente nos estados do Pará e Mato Grosso. Ocorre entre o rio Tapajós (margem direita) e seu afluente, o rio Teles Pires (margem direita) e o rio Xingu (margem esquerda), ao sul do rio Amazonas.
Avaliação de risco de extinção pelo ICMBio: Em Perigo (EN).
Curiosidades:
Habita copas altas, movimenta-se habilmente entre os galhos, utiliza a cauda preênsil como um quinto membro, forte suficiente para sustentar o próprio peso. Formam grande grupos sociais, podendo ser encontrados grupos variando entre 18-25 indivíduos.