Aqui você conhece a estrutura organizacional do CENP através do organograma interativo, fica sabendo o que cada departamento faz, além de ter informações sobre o expediente de cada serviço, seção e assessoria. Organograma do Centro Nacional de Primatas, conforme Portaria MS nº 2.123, de 07 de outubro de 2004, que aprova os Regimentos Internos dos órgãos do Ministério da Saúde.
ORGANOGRAMA INTERATIVO:
Cada caixa direciona para a parte do departamento.
DIRETORIA:
A Diretoria compete à coordenação das ações para o cumprimento da missão do Centro Nacional de Primatas, proporcionando-lhe atingir seus objetivos institucionais, como também pelo estabelecimento de políticas e normas inerentes à gestão de pessoas, gestão financeira, contratos administrativos, gestão de compras e licitações, suprimentos, gestão da infraestrutura e serviços administrativos.
ASCOM:
A Assessoria de Comunicação (ASCOM) compete executar a comunicação institucional do Centro Nacional de Primatas. Estabelecer relacionamento com os meios de comunicação para gerar uma relação de credibilidade com a sociedade e ser uma fonte natural de divulgação de conhecimento técnico em pesquisa biomédica em saúde pública. Coordenar e acompanhar noticiário favorável a partir da definição da melhor estratégia para divulgar atos e ações institucionais. Assessorar as visitações realizadas à área de conservação e museu voltada para educação ambiental.
SEADM:
Ao Serviço de Administração (SEADM) compete coordenar e executar as atividades relacionadas a planejamento, a orçamento, a finanças, a informática, a recursos humanos e logísticos no âmbito do Centro Nacional de Primatas.
SAOFI:
À Seção de Execução Orçamentária e Financeira (SAOFI) compete executar as atividades relacionadas à programação e execução orçamentária e financeira; analisar os balancetes financeiros; e registrar a conformidade contábil.
SEGEP:
À Seção de Gestão de Pessoas (SEGEP) compete coordenar, planejar e executar as atividades relacionadas às áreas de administração e desenvolvimento de recursos humanos.
SALOG:
À Seção de Recursos Logísticos (SALOG) compete executar as atividades relacionadas à administração de material, patrimônio, serviços gerais e compras.
SEEMP:
O Serviço de Ecologia e Manejo de Primatas (SEEMP) é responsável por coordenar e executar as atividades inerentes à área de manejo nutricional e reprodutivo das colônias. Para tanto, executa o controle sanitário dos ambientes de criação e realiza profilaxia sanitária dos animais, além de acompanhar o equilíbrio social e comportamental destes, zelando pelo bem-estar geral dos animais em cativeiro. Ao mesmo tempo, contribui para a conservação das espécies, incluindo as ameaçadas de extinção, com programas e pesquisas de reprodução e promovendo educação ambiental. Os animais são mantidos em ambientes denominados Galpão de Reprodução, onde é realizada a criação e são formados grupos de reprodução das colônias de primatas não humanos destinados às pesquisas biomédicas. Estes ambientes possuem um sistema controlado nos aspectos sanitário, nutricional e comportamental, visando minimizar o número de variáveis que possam influenciar o resultado final de uma pesquisa em curso. Há dois tipos de galpões, um para espécies poligâmicas e outro para monogâmicas, elaborados de maneira a respeitar o comportamento social de cada espécie, assim como, oferecer segurança aos animais e aos técnicos de manejo. A dieta destas primatas consiste principalmente de ração e de frutas variadas. A recepção, armazenamento, preparo de todos os alimentos destinados aos animais ocorre no Prédio de Nutrição Animal, que possui um depósito para ração e uma câmara frigorifica para os hortifrutigranjeiros, assim como, uma sala de cozimento e de corte. Neste local, são preparadas dietas especiais e elaboradas para suprir qualquer necessidade nutricional das colônias de diferentes espécies. Sabendo que algumas espécies são insetívoras, foi criado o Insetário, local onde são criados besouros e grilos que irão enriquecer a dieta dos animais. Ofertados semanalmente, diretamente aos animais ou através de elementos de enriquecimento ambiental, sua importância é tanto uma questão nutricional, como fonte de proteína animal, como comportamental, induzindo o instinto de busca e captura de insetos. Os animais levados a óbito são encaminhados ao setor de Taxidermia, responsável pela a criação e manutenção de coleção científica e de exposição de primatas não humanos. A Taxidermia proporciona alternativas de lazer e cultura para a sociedade, servindo de ferramenta para a educação ambiental, assim como, para pesquisas anatômicas, genéticas e outras.
SESAP:
Ao Serviço de Saúde de Primatas (SESAP) compete coordenar as atividades de acompanhamento clínico, cirúrgico e laboratorial dos primatas não humanos. Cuidar do bem estar e da saúde dos animais pertencentes às colônias de primatas do CENP, para propiciar condições adequadas às investigações biomédicas desenvolvidas no próprio SESAP e as desenvolvidas em parceria com instituições de ensino e pesquisa no Brasil. O SESAP orienta e presta apoio aos projetos submetidos ao CENP que preconizam a utilização de primatas não humanos como modelos experimentais, onde além de todos os serviços de suporte clínico-laboratorial, está à preocupação com a ética, a biossegurança e o bem estar animal que envolve este tipo de uso dos recursos naturais. O SESAP possui em sua estrutura a Seção de Medicina Veterinária (SAMEV) e a Seção de Laboratórios (SALAB).
SAMEV:
À Seção de Medicina Veterinária (SAMEV) compete executar as atividades inerentes à área de clínica veterinária. Atividades de atendimento cirúrgico dos animais mantidos nos Galpões de Reprodução e Recintos de Exposição, promover o diagnóstico radiográfico e ultrassonográfico e ainda, promover atenção e intervenção na área odontológica.
SALAB:
À Seção de Laboratório (SALAB) compete executar as atividades de exames laboratoriais no apoio diagnóstico dos animais das colônias mantidas no Centro Nacional de Primatas. O SALAB é formado por um complexo de laboratórios que conta com os seguintes atendimentos:
1. Laboratório para Exames Especiais (dosagens hormonais e de marcadores ósseos, tumorais e cardíacos);
2. Laboratório de Análises Clínicas (hemogramas, exames bioquímicos do sangue, mielogramas);
3. Laboratório de Parasitologia;
4. Laboratório de Patologia;
6. Laboratório de Microbiologia (Bacteriologia e Micologia);
7. Laboratório de Exames da esfera Reprodutiva de machos e fêmeas.
EXPEDIENTE:
Centro Nacional de Primatas
CNPJ: 00.394.544/0022-00
End.: Rodovia BR 316, Km 07, s/n, Centro, Ananindeua, Pará, Brasil – CEP 67.030-970
Expediente interno: 7h00m às 18h00
Atendimento ao público: 7h30m às 16h30m.