Médica veterinária defendeu tese sobre infecção de Zika Virus em Primatas não humanos

 

O dia 12/03/2021 ocorreu a defesa do doutorado da servidora Aline Imbeloni da tese intitulada: “Infecção experimental por vírus Zika em fêmeas prenhes de Saimiri collinsi: Avaliação no Pré-Natal e Síndrome Congênita do Zika”, sob orientação do Dr. Pedro Fernando da Costa Vasconcelos e coorientação da Dra. Daniele Barbosa de Almeida Medeiros.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido no Centro Nacional de Primatas, juntamente com pesquisadores do Instituto Evandro Chagas desde 2016, logo após ao nexo causal entre o vírus Zika e a microcefalia na epidemia ocorrida no Brasil. Dessa forma, o objetivo do estudo foi avaliar as sequelas do vírus em prenhes e filhotes de primatas não humanos da espécie Saimiri collinsi no intuito de compreender os mecanismos e alterações causadas pelo vírus, e assim, contribuir com novas e significativas informações sobre a patogenia da doença nos recém-nascidos filhos de mães infectadas com o vírus.

Os resultados mostraram que a essa espécie neotropical foi capaz de reproduzir a maioria dos achados clínicos descritos na infecção por vírus Zika em recém-nascidos humanos, incluindo a Síndrome Congênita do Zika, relatados durante a epidemia brasileira de ZIKV em 2015 e 2016. Com isso, o S. collinsi provou ser um excelente modelo para estudar a infecção por ZIKV e SCZ e são um modelo ideal para testar vacinas candidatas e drogas antivirais.

Como produto deste estudo já foram publicados dos artigos científicos: “Prenatal disorders and congenital Zika syndrome in squirrel monkeys” e “Histopathological lesions of congenital Zika syndrome in newborn squirrel monkeys” na revista Scientific reports – Nature. O primeiro referente a tese da Aline Imbeloni e o outro referente a tese da Bianca Alcantara.  

O Centro Nacional de Primatas parabeniza a Dra. Aline por tão relevante conquista à sua vida profissional e à esta casa.

 

Defesa de tese online