O Centro Nacional de Primatas realiza, há mais de 40 anos, pesquisas de relevância mundial, tendo produzido importantes estudos voltados a doenças infecciosas, como zica, dengue, febre amarela, leishmaniose e malária), células tronco, mal de Parkinson, além daqueles relacionados ao comportamento, ecologia, conservação de primatas não humanos.

Hoje o CENP está vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e encontra – se subordinado Técnica e Administrativamente ao Instituto Evandro Chagas.

Em toda a sua história, manteve se alinhado à missão de atuar na reprodução, criação, utilização, conservação e preservação de primatas não humanos em confinamento, sem deixar de lado a responsabilidade de compartilhar com a sociedade todo o conhecimento produzido.

E é por toda essa trajetória, que a Revista Pan Amazônica de Saúde – RPAS acaba de lançar uma edição especial aos 40 anos do CENP, apresentando uma coletânea de artigos voltados à uma contribuição cientifica e acadêmica do órgão para a Amazônia e o mundo.

Leia o fascículo completo:

http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=2176-622320210002&lng=pt&nrm=iso

texto: ASCOM IEC