O CENP, considerado o maior centro em diversidade de Primatas da América latina, incorporou recentemente, sete indivíduos pertencentes a quatro espécies de primatas não humanos ao seu plantel, sendo três espécies novas para a instituição (Cheracebus cf. lugens, Plecturocebus cf. caligatus e Saguinus midas). Segundo o servidor, Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica,  MSc. Klebson Demelas Maurício os animais vieram do CETAS/IBAMA de Manaus, e são resultados de doações e apreensão do IBAMA. No total são sete indivíduos, mas destaque para duas fêmeas, pertencente à espécie criticamente ameaçada Saguinus bicolor, uma espécie endêmica da região metropolitana de Manaus, e que se encontra ameaçada principalmente devido o crescimento daquela região acontecer de forma desordenada. Klebson que é Biólogo de formação com mestrados nas áreas de: Ecologia e Conservação; e ainda, Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia, afirmou que os primatas irão fazer parte do programa de Educação ambiental do CENP, bem como futuros trabalhos relacionados à Conservação de Primatas. O CENP em parceria com outras instituições faz parte do PAN (Plano de Ação Nacional para a Conservação) do Saguinus bicolor. Estamos formando uma população ex situ no CENP, tal ação servirá para contribuir para a conservação da espécie.

O Biólogo destaca ainda que embora Plecturocebus seja o gênero com maior número de espécies de primatas Neotropicais existem poucos estudos sobre o grupo. Este é ocaso em particular da espécie Plecturocebus cf. caligatus recebida do CETAS/IBAMA de Manaus. Recebemos dois machos, sendo um jovem. Uma identificação morfológica preliminar indica ser P. caligatus, em breve estaremos realizando uma identificação a nível molecular para sabermos de fato a qual espécie os dois indivíduos pertencem. Sabemos muito pouco sobre essa espécie, e a criação em cativeiro permitirá ampliar nossos conhecimentos na área de manejo, ecologia e conservação.

“Estamos muito satisfeitos por conseguirmos esses animais, a negociação para a vinda desses primatas se estenderam por vários meses. As primeiras conversas iniciaram na gestão da Dra. Liliane Carneiro, por intermédio do Chefe do Serviço de Manejo e Ecologia (SEEMP), o Zootecnista Rafael Furtado. Posteriormente o atual Chefe do SEEMP, MSc. Marcone Helmet deu continuidade ao processo, delegando a mim como ponto focal nessas tratativas. Inicialmente, orientado pela chefia, me reuni com o Diretor do CENP, Dr. Bento Mascarenha, que compreendeu a importância da vinda desses primatas. Agradecemos em particular aos Servidores do IBAMA/Manaus: Diogo e Natália, que foram fundamentais para o  sucesso final.” (Klebson Demelas)

Ações como essa não são simples, gerando muito burocracia e ainda estresse para os animais envolvidos. Em Manaus os animais saíram dos CETAS/IBAMA, as 06:00 h com destino ao aeroporto. Seguindo com destino a Belém as 14:00 h e chegando as 16:30. No aeroporto, a empresa responsável pela logística, não conseguiu a liberação pelo IBAMA local. Os servidores klebson e o Médico Veterinário MSc. Paulo Castro, que aguardavam a chegada dos animais no CENP tiveram que intervir junto ao IBAMA. Os primatas chegaram ao CENP por volta das 20:00 h e agora estão passando por todos os cuidados necessários.