Project Description
Macaco Verde Africano (Vervet Monkey-ing.)
Chlorocebus aethiops
Família:Cercopithecidae
Gênero:Chlorocebus
Espécie:Chlorocebus aethiops (Linnaeus, 1758)
Biologia: /strong>
Os machos adultos pesam cerca de 4 a 5 kg e as fêmeas pesam entre os 3 a 4 kg. Existe portanto algum dimorfismo sexual entre os vervet. Os indivíduos adultos chegam a atingir 75 cm de comprimento. A cauda é muito comprida (chega a atingir 55 cm de comprimento) mas não é preensil. Tanto machos como fêmeas possuem caninos bem afiados.
Alimentação:
Alimentam-se principalmente frutas, vegetais e mamíferos pequenos, às vezes, insetos e aves, tornando-se um onívoro.
Descrição:
Possuem tufos de pelos brancos na face, sua pele possui uma tonalidade de azul claro, pelagem verde-dourada machos possuem saco escrotal em azul e pênis vermelho. Não possuem dimorfismo, nem dicromatismo sexual evidente.
Reprodução:
O sistema de acasalamento é poligínico, e existe um macho alfa, que controla as interações sociais e as cópulas das fêmeas com outros machos. São reprodutores sazonais, acasalando entre os mêses de abril e junho, durante a estação chuvosa. É durante esta estação que há abundância de frutos. Machos alcançam a maturidade sexual com cinco anos, e as fêmeas, com dois anos.
Distribuição geográfica:N
ativo do Sudão, Sudão do Sul, Etiópia, Djibuti e Eritrea.
Avaliação de risco de extinção pela IUCN:Menos Preocupante (LC).
Curiosidades:
A cor azulada dos testículos serve de referencia à de dominância física como atração sexual dentro do grupo. Ou seja, quando mais azulado for o testículo, mais destacado dentro do grupo será o macho. Vivem em grupos que varia de 7-55 indivíduos.